CENTENÁRIO DO CASAMENTO DO AVÔ FRANCISCO VIEGAS COM A AVÓ BIBIANA DA CONCEIÇÃO

sábado, 28 de maio de 2011

Os Irmãos do Avô Xico

No principio dos anos 20 do século passado, o avô Xico Búzio e a avó Cebola casaram-se em Olhão.

O que sabemos do avô é que era oriundo de Lisboa, de uma família, provavelmente, de marítimos. Teve dois irmãos e três irmãs.

No quadro abaixo podem ver como se perpetuou esta ascendência:



Curiosidade: duas das irmãs do avô, a tia Mariana e a tia Baptista, foram casadas com dois irmãos, o tio Xico Nunes e o tio Zé Nunes.

Contrariamente à época em que viveram, toda esta geração teve poucos filhos e ainda menos netos, pois que alguns destes nem filhos tiveram, como foi o caso do primo Celestino e do primo Xico.Começando no irmão mais velho, este foi pai de uns primos direitos, os primos Galinhos. É capaz de haver por aí alguma descendência, netos ou coisa assim.
Do irmão Zé, temos ainda vivo o primo Zé Manel, pai do Zé Manel, cujo primeiro casamento foi com a nossa saudosa prima Esterinha. Para quem não sabia, sim senhor, eles eram primos em segundo grau. A mulher deste tio Zé era a tia Ester, considerada uma mulher lindíssima.
A mana Mariana foi a mãe do primo Xico, que esteve em Porto Alexandre muitos anos, e que era casado com a prima Joaquina (natural de Cabeceiras de Basto). Não tiveram filhos. A prima Clarisse também viveu em Angola e teve uma filha, a Maria Virgínia. A filha desta, a TeTé, vive no Porto.
A mana Baptista foi a que teve mais filhos.
A mana Amélia foi a que casou melhor. O marido era o tio Manuel da Marta, da Marinha Mercante. Viviam numa casa meio apalaçada (que eu ainda conheci) em Lisboa. Tiveram duas filhas. Uma delas era licenciada em Físico-Químicas (isto há mais de 70 anos!).

Esperancinha

6 comentários:

beta disse...

prima, pelo andar da carruagem há pessoal a dar com um pau, se estes são só os irmãos do avô... quando chegar aos da avó e aos restantes, vai pra lá vai, nunca mais tem fim esta família, deixa lá, semos muitos e bons e a união faz a força ou não? na sei logo me dizes

beta disse...

vamos lá incentivar a malta, há sempre qualquer coisa que nós nos lembramos e com a qual podemos contribuir para fazer este tributo, toca a mexer nessas cabeçinhas e vasculhar bem, há sempre alguma particular nossa, mas, que de alguma maneira irá preencher este album de recordações informem a vossa prima de promenores que possam ter, a curiosidade faz parte da vida, vamos lá a abanar o esqueleto a ver se cai alguma informação... beijinhos a todos

A Prima disse...

Olá Beta!

Pelo teu comentário no Face fiquei com a impressão de que não conseguias comentar aqui. Mas ainda bem! Afinal sempre sabes umas coisas e andas sempre a minimizar-te... Olha que também és Búzio e os búzios fazem-se SEMPRE ouvir!!!

Fiquei muito animada com a receção que esta ideia teve junto dos primos!É PARA CONTINUAR!

Obrigada
bjocas
Esperancinha

Helga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helga disse...

E a data de nascimento dos avós (pelo menos por aproximação) sabe-se qual é? Já vi as fotos novas, que giro que está!!! Também haverá "árvore" da avó? Espero que os primos mais velhos dêem o seu contributo porque eu só me lembro da avó Cebola já mais velhinha...
Beijinhos a todos!
Helga

A Prima disse...

Helguinha

Para a primeira pergunta, creio ter essa informação no próximo fim de semana!
Para a avó Cebola também haverá o mesmo "tratamento!

bjs
Esperancinha