CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DO TIO JOÃO BÚZIO

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Tio João Búzio


 Pelas 4 horas da manhã do dia 30 de Novembro de 1923 nasceu o Tio João. Dez dias depois foi registado com o nome de João José (em homenagem ao tio João José Barbosa, irmão da avó Iria de São João). Como o nascimento ocorrera no dia de Santo André, e para não tirar a virtude ao menino, acrescentaram o André mas não lhe escreveram o nome da família: Viegas. 
 
O Tio João foi sempre um homem alegre e generoso. O facto de ter ido para o mar com seis anos e, por consequência, não ter podido frequentar a escola, não lhe tirou a perspectiva positiva da vida nem a sede de conhecimento. Bom dançarino e com uma voz bem timbrada era dado a bailes e convívio da fadistagem nos seus tempos de juventude. 
 
Nos anos quarenta rumou a Matosinhos e por lá ficou por mais de trinta anos. O mar era a sua vida e a família a sua paixão. 


O Tio João casou no dia 6 de Janeiro de 1947 com a Tia Lucília. Dessa união nasceram a Prima Plácinha, a 4 de Outubro de 1947, o Primo João Alberto, nascido a 5 de Janeiro de 1949 e falecido em 21 de Agosto do mesmo ano, e a Prima Esperancinha, a 21 de Novembro de 1956.


O Tio João faleceu no dia 11 de Dezembro de 1985.


segunda-feira, 2 de novembro de 2015

O Dia de Finados

Um pouco de História sobre este Dia:

No dia 2 de novembro comemora-se o Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia de Finados.
Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para orar pelos que morreram.
No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, Santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos.
Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos.
No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos.