Pelas 4 horas da manhã do dia 30 de Novembro de 1923 nasceu o Tio João. Dez dias depois foi registado com o nome de João José (em homenagem ao tio João José Barbosa, irmão da avó Iria de São João). Como o nascimento ocorrera no dia de Santo André, e para não tirar a virtude ao menino, acrescentaram o André mas não lhe escreveram o nome da família: Viegas.
O Tio João foi sempre um homem alegre e generoso. O facto de ter ido para o mar com seis anos e, por consequência, não ter podido frequentar a escola, não lhe tirou a perspectiva positiva da vida nem a sede de conhecimento. Bom dançarino e com uma voz bem timbrada era dado a bailes e convívio da fadistagem nos seus tempos de juventude.
Nos anos quarenta rumou a Matosinhos e por lá ficou por mais de trinta anos. O mar era a sua vida e a família a sua paixão.
O Tio João casou no dia 6 de Janeiro de 1947 com a Tia Lucília. Dessa união nasceram a Prima Plácinha, a 4 de Outubro de 1947, o Primo João Alberto, nascido a 5 de Janeiro de 1949 e falecido em 21 de Agosto do mesmo ano, e a Prima Esperancinha, a 21 de Novembro de 1956.
O Tio João faleceu no dia 11 de Dezembro de 1985.