Todas as Famílias têm características próprias, seja pelos traços fisionómicos, seja pelos talentos artísticos, seja pelos nomes. As minhas pesquisas sobre os nossos antepassados têm-me levado a descobertas no mínimo curiosas, no que diz respeito aos NOMES.
Comecemos pelo nome CELESTINO: o primeiro na família foi o avô do avô Xico - JOSÉ CELESTINO BARBOSA, nascido em 1832. Dele herdaram o nome o nosso Tio Celestino e o filho, o Primo Celestino, bem como um sobrinho do avô Xico.
Este trisavô era casado com IRIA DE S. JOÃO. Este casal de antepassados teve um filho de nome JOÂO JOSÉ, e por isso o meu pai era João José.
O nome MARIA JOSÉ vem de uma 4ª avó, isto é, da bisavó do avô Xico, nascida cerca de 1810. É dela, também, que vem o sobrenome CONTREIRAS.
MANUEL e FRANCISCO é um nome recorrente desde o patriarca da Família, MANUEL VIEGAS BALTHASAR CONTREIRAS, nascido em 1834 e falecido em 1898.
Tivemos na Família uma CAETANA e uma MARIA DO SACRAMENTO, bem como um VERÍSSIMO, todos tios do Avô Xico.
A profissão foi sempre a de marítimo, embora os diversos padrinhos de baptismo dos membros da família tivessem as mais variadas ocupações desde negociantes de peixe a caldeireiros, passando por comerciantes e até oficiais de justiça.