CENTENÁRIO DO CASAMENTO DO AVÔ FRANCISCO VIEGAS COM A AVÓ BIBIANA DA CONCEIÇÃO

domingo, 21 de maio de 2017

Até sempre, Tio Celestino!




Foste o Menino da primeira geração desta grande família. Foste o Menino não só para o Avô Xico e para a Avô Cebola, mas também para os irmãos cuja vintena de anos aguardaram o teu nascimento. Alguns se lembrarão da tua figura de criança roliça, de caracóis dourados, a calcorrear as pedras e a areia do Largo da Feira, fazendo birras engordadas de babas e ranhos e metendo-se com toda a malta bem vestida que por distração passasse perto do número 17 da Travessa do Matadouro. Muitos se lembram do jovem bem parecido, de cabelo ondulado, de riso franco e grande cordialidade para com todos.

Para os sobrinhos da primeira leva, foste o companheiro tratado de igual para igual, para os sobrinhos da geração seguinte foste o Tio afável, mimoso, herói de uma guerra que ninguém quis e quase todos foram chamados a participar. Aí, ainda eras o Menino. Para as gerações seguintes foste o Tio Banana, sempre divertido e afável, amadurecido com a experiência do trabalho em terras estrangeiras e com a experiência de uma família crescente a quem urgia dar um futuro.

Para a Tia Manuela foste o companheiro  sempre presente de dezenas de anos, para o bem e para o mal, na doença e na saúde.
Para os teus Filhos, Teresinha, Celestino, Fasquinho e Manelinha foste o pai lutador e de conselho pronto.
Para os teus Netos, Ricardo, Stefano e Anna, Leonardo e Grace e Ginevra e Rafael,  foste o avõ, il nôno, de abraços, de sorrisos, de carinho e ternura, e também o serias certamente com o teu bisneto Leandro, quando o conhecesses.

Para todos, foste o Celestino: o amigo de boas palavras e melhores ações, o Homem humilde, honesto e íntegro.
Embora pontuado de perturbação por esta ou aquela situação,  nunca procuraste nas relações com os outros guerras, discussões ou desgostos. E é por isso, por esse teu lado bom da vida, que outro não tiveste,  que ficarás sempre nos nossos corações.

Quando terminares esta viagem e chegares à verdadeira vida, a vida eterna, e te encontrares com todos os da família que já a fizeram antes, abraça-os em nosso nome e confirma que também eles estão sempre nos nossos corações .

Até sempre, Tio Menino, Tio Banana, Tio Celestino.



2 comentários:

Unknown disse...

Em meu nome e em nome dos meus filhos um muito obrigada por termos feito parte da sua vida e por nos ter dado bons momentos , momentos esses que iremos guardar para sempre dentro dos nossos corações obrigada e ate um dia ....

A Prima disse...

O legado dos nossos Tios e Tias são, em primeira mão, os Filhos e Filhas. É entre nós que se gera a união da família com tudo o que tem de bom que são as memórias.
Um grande e forte abraço, prima Carla!