CENTENÁRIO DO CASAMENTO DO AVÔ FRANCISCO VIEGAS COM A AVÓ BIBIANA DA CONCEIÇÃO

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Avô Xico - os irmãos (III)

Estamos num novo ano e é tempo de actualizar algumas das considerações feitas nos dois postes anteriores (ver aqui) com as informações que reuni nestas pesquisas sobre a nossa família.

A convicção que tinha de que a família anterior ao nosso avô era oriunda de Lisboa não era correcta. Todos os antepassados do Avô Xico, pelo menos a partir do século XVIII e exceptuando o trisa José Celestino Barbosa que nasceu em Gibraltar,  eram da Praia de Olhão, do Lugar de Olhão e da Vila de Olhão. Lisboa foi destino e não origem.

Então comecemos pelos nossos bisavós:


No dia 25 de dezembro de 1881, Francisco Viegas Contreiras, segundo filho de Manuel Viegas Balthazar Contreiras e de Joanna da Cruz, casou com Joanna Baptista, filha mais nova de José Celestino Barbosa e de Iria de São João. A cerimónia religiosa foi celebrada pelo Padre António Joaquim da Trindade na Igreja da Nossa Senhora do Rosário e foram padrinhos dos noivos João José Barbosa, irmão da noiva, e Januário António Morgado, casado e proprietário.
Ele tinha 25 anos e ela 22.Foram morar para o Bairro dos Arménios, na Banda do Levante, e aí constituíram numerosa família, 7 rapazes e 3 raparigas.
Destes dez filhos gerados, quatro faleceram na primeira infância:

Francisco  - nasceu em 17 de fevereiro de 1887, faleceu em 25 de fevereiro de 1887
Francisco - nasceu em 8 de fevereiro de 1891, faleceu em 9 de junho de 1893
Feliciano  - nasceu em 8 de julho de 1894, faleceu em 13 de julho de 1894
Francisco - nasceu em 29 de dezembro de 1896, faleceu em 1897

 Com algumas fotografias da década de 20-30 do século passado foi recriada a árvore visual:



(continua)
 

Sem comentários: