CENTENÁRIO DO CASAMENTO DO AVÔ FRANCISCO VIEGAS COM A AVÓ BIBIANA DA CONCEIÇÃO

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Avô Xico - os irmãos (V)



Em 21 de outubro de 1884 nasceu Mariana Lúcia, na Rua do Sol Posto. No dia 5 de novembro e na presença dos ilustres padrinhos Dr.Feliciano José Alves, escrivão de Direito da Comarca de Olhão da Restauração, e a sua cunhada, Mariana Lúcia Morgado, a menina é baptizada na Igreja Matriz.

Três anos antes, a 15, desse mês de novembro nascia na freguesia de São Francisco da Ponte, em Coimbra , Francisco dos Santos Nunes, filho mais novo da Maria da Luz, a tal moça de Silves.


Tia Mariana e Tio Xico Nunes

Casaram a 18 de agosto de 1906, tendo como padrinhos António Martins Órfão, casado, marítimo, e António Viegas Pinheiro, casado, negociante. 
Temos, assim, uma das muitas curiosidades da nossa família: dois irmãos casados com duas irmãs.
A morar na Rua Dr. Affonso Costa, nasceu a primeira filha do casal, Florência, a 5 de setembro de 1907, e baptizada a 18 do mesmo mês.Esta filha viria a falecer com 9 anos e  foi enterrada em Olhão, num jazigo comprado para o efeito no Cemitério Municipal, e onde anos mais tarde repousariam os restos mortais do Avô Xico e da Avó Cebola. 
Em 23 julho 1909, nasceu a Clarisse, que foi baptizada a 15 de agosto, tendo como padrinhos António Viegas Pinheiro e a filha deste, Leopoldina Florência Pinheiro.


Clarisse, o marido e a filha, Maria Virgínia

No dia 26 de outubro de 1912, nasceu o último filho, Francisco Nunes. Casou nos anos 30 com uma senhora de Cabeceiras de Basto, Joaquina. Não tiveram filhos.

Francisco Nunes e a esposa, Joaquina de Araújo Nunes
Este núcleo familiar da Tia Mariana viveu alguns anos em Angola, mais propriamente em Moçâmedes, Porto Alexandre e Baía dos Tigres.
A Maria Virgínia mora na Zona do Grande Porto, onde fixou residência depois que veio de Angola, em 1975.
O Primo Xico, embora tendo estado em Angola, tinha casa em Olhão, na Travessa Almirante Reis, número 35 (traseiras da casa). Mais tarde comprou casa na Rua dos Micanos, onde faleceu a Prima Joaquina. O Primo Xico acabou os seus dias junto da sobrinha Maria Virgínia, no Porto.
Ignoro, por enquanto, as datas de falecimento da Tia Mariana e do Tio Xico Nunes.



Sem comentários: