CENTENÁRIO DO CASAMENTO DO AVÔ FRANCISCO VIEGAS COM A AVÓ BIBIANA DA CONCEIÇÃO

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A Filha Mais Velha





 Maria Manuela Viegas, conhecida por todos como Necas, nasceu no dia 27 de outubro de 1932, trazendo mais uma esperança à Avó Cebola, que até aí só tivera rapazes e a única menina, a Otelinda da Conceição, morrera ainda bebé.


No mesmo dia em que  a Tia Necas completava 26 anos, e eu ainda nem dois anos tinha, abalei com a minha mãe e a minha irmã para Matosinhos, onde o meu pai trabalhava e nos aguardava com ansiedade. Por isso foi com infinita surpresa e reforçada curiosidade que a conheci 13 anos depois. Foi na primavera de 1965. Alegre e espirituosa, afectiva e brincalhona, já não tinha a silhueta fina e o ar cinematográfico que eu reconhecia nas fotografias de família, religiosamente guardadas em álbuns confecionados nas longas noites do inverno nortenho.
Foi sempre assim, a Tia Necas: faladora, sociável, risonha, mas também determinada e aguerrida. No entanto, a característica talvez  mais forte dela era o despojamento: “tirava a camisa” para dar a quem estivesse em aflição, mesmo que as consequências não lhe fossem favoráveis.

Casou em 23 de Fevereiro de 1957 com o Tio Manuel Viegas Bonança, já recordado nestas páginas, e acompanhou-o aquando da sua ida para Angola, primeiro e Cabo Verde, depois.
Desse casamento nasceu o Primo Manelinho e a Prima Beta.


A Tia Necas faleceu em Olhão no dia 25 de Janeiro de 2007.

2 comentários:

beta disse...

Esta era realmente a Necas minha mãe! Obrigada prima.

A Prima disse...

Ainda bem que gostaste, prima!