CENTENÁRIO DO CASAMENTO DO AVÔ FRANCISCO VIEGAS COM A AVÓ BIBIANA DA CONCEIÇÃO

sábado, 29 de março de 2014

Os Nomes na Família

Todas as Famílias têm características próprias, seja pelos traços fisionómicos, seja pelos talentos artísticos, seja pelos nomes. As minhas pesquisas sobre os nossos antepassados têm-me levado a descobertas no mínimo curiosas, no que diz respeito aos NOMES.
Comecemos pelo nome CELESTINO: o primeiro na família foi o avô do avô Xico - JOSÉ CELESTINO BARBOSA, nascido em 1832. Dele herdaram o nome o nosso Tio Celestino e o filho, o Primo Celestino, bem como um sobrinho do avô Xico.
Este trisavô era casado com IRIA DE S. JOÃO. Este casal de antepassados teve um filho de nome JOÂO JOSÉ, e por isso o meu pai era João José.
O nome MARIA JOSÉ vem de uma 4ª avó, isto é, da bisavó do avô Xico, nascida cerca de 1810. É dela, também, que vem o sobrenome CONTREIRAS.
MANUEL e FRANCISCO é um nome recorrente desde o patriarca da Família, MANUEL VIEGAS BALTHASAR CONTREIRAS, nascido em 1834 e falecido em 1898.
Tivemos na Família uma CAETANA e uma MARIA DO SACRAMENTO, bem como um VERÍSSIMO, todos tios do Avô Xico.
A profissão foi sempre a de marítimo, embora os diversos padrinhos de baptismo dos membros da família tivessem as mais variadas ocupações desde negociantes de peixe a caldeireiros, passando por comerciantes e até oficiais de justiça.




Sem comentários: